Protected by Copyscape Original Content Checker

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Esse é o seu Brasil


As empresas de telefonia celular prestam maus serviços. "Isso é fato", como muita gente gosta de dizer, e não apenas elas, mas outras tantas empresas, de diversos setores de atividade. Em grande parte são líderes de mercado, praticam ardis vergonhosos na tentativa de lograr o consumidor, o que é nojento e deplorável. Por outro lado, o povo brasileiro ainda não entendeu que as relações de consumo envolvem um contrapoder que oferece ao consumidor a possibilidade de pressionar as empresas a oferecer um serviço melhor. Pesquisar, negociar, esperar a melhor hora antes de comprar algum produto ou contratar um serviço, ou mesmo descartá-los estão entre as formas de exercer este contrapoder.
Isso expressaria relações de consumo liberais, o que ocorre em economias capitalistas bem desenvolvidas, não no Brasil, onde jamais existiu qualquer coisa próxima de um capitalismo liberal. Aqui, o governo autoritário e centralizador cujos investimentos em tecnologia são pífios, para não dizer inexistentes, tenta ele próprio forçar as empresas a melhorar seus serviços (ou seria uma tentativa de obter maior controle estatal sobre o setor?) proibindo que as mesmas realizem novas vendas. Haja intervencionismo! As empresas pagam impostos a perder de vista e os repassam a nós, consumidores. Tanto pior, quem ganha para construir estádios de futebol e dar esmolas às massas é sempre o governo. Há aqueles que acham uma maravilha... Esse é o seu Brasil!
Esse também é o governo que chega a gastar dez vezes mais com alunos de cursos superiores do que com o Ensino Básico, uma distorção escabrosa, mais chocante ainda quando se sabe que 38% dos alunos em estágio superior, segundo dados divulgados pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e pela ONG Ação Educativa, são analfabetos funcionais. Para aonde vai o dinheiro público gasto?! E, de quebra, os professores de universidades federais estão em greve há mais de dois meses, eles que ganham salários nada desprezíveis.
Tal quadro educacional ilustra perfeitamente as incoerências de um país no qual os mandatários operam com base em ideias políticas e econômicas absolutamente retrógradas, recebendo endosso de boa parte de uma população imersa na ignorância e/ou nas ideologizações rasteiras da velha esquerda. Dilma afirmou que e educação brasileira está bem encaminhada... Esse é o seu Brasil..., quanto a mim, creio que ensino superior financiado com recursos públicos é algo que nem mesmo deveria existir.
E para completar, vão começar as Olimpíadas... No desembarque em Londres, inúmeros atletas brasileiros de modalidades genuinamente olímpicas passaram completamente despercebidos por torcedores no aeroporto. Trata-se geralmente de pessoal humilde que faz os maiores sacrifícios para poder treinar, quase sempre não conseguem ir bem e, quando algum deles consegue uma medalha, lá vai uma certa imprensa ufanista e sanguessuga fazer merchand em cima. Enquanto isso, a delegação do futebolzeco masculino do seu Brasil foi recebida com histeria. Imagine se não vou torcer contra essa cambada de boleiros metidos!
Daqui quatro anos será no Rio de Janeiro, engordando mais ainda os cofres da cartolagem e das empreiteiras ligadas ao governo (olha aí o capitalismo do seu Brasil!), permanecendo a total ausência de estrutura voltada ao esporte olímpico. E por falar nisso, vale uma olhada no vídeo abaixo. Esse é o seu Brasil!

2 comentários:

  1. Gabriel Pontes Maciel7 de agosto de 2012 às 19:17

    Eu estava pesquisando sobre um trabalho de Geografia que eu precisava fazer e me lembrei do senhor. Pesquisei "professor leonardo colégio heitor garcia" E apareceu seu perfil no blogspot e esse blog. Achei muito interessante seus pensamentos e sinto falta das suas aulas leo!
    De seu aluno,
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Gabriel!
    Gosto muito que alunos e ex-alunos possam ter contato com meu blog.
    Estou de volta ao HG (os ciclos se encerram, mas também recomeçam) com uma carga horária menor do que a que eu tinha.
    Abraço!

    ResponderExcluir