Protected by Copyscape Original Content Checker

sábado, 15 de maio de 2010

25 músicas essenciais


Segue abaixo uma lista de 25 músicas que considero essenciais ao bom ouvinte, isto é, aquele que procura decifrar a sonoridade, separando todos os elementos que compõem a canção e depois junta novamente esses mesmos elementos para obter a mensagem musical. A sequência das músicas não reflete uma ordem de qualidade, obedece simplesmente ao que foi lembrado anteriormente ou posteriormente. Fiz constar uma música de cada banda para efeito de variedade, mas vale lembrar que as bandas citadas possuem um rol de várias canções que poderiam ser incluídas na listagem (em outra ocasião farei nova lista com mais 25 músicas). Quem quiser, sinta-se à vontade para incluir em comentários as músicas de sua preferência, bem como a justificativa por considerás-la essenciais.

IRON MAIDEN/ALEXANDER THE GREAT - por ser o maior épico musical, um hino encorajador para as batalhas do cotidiano; tem um solo maravilhoso, esbanja técnica e feeling, combinação interessantíssima entre Heavy Metal e história.

KANSAS/CARRY ON WAYWARD SON - a riqueza melódica dessa música é algo raramente visto; cada nota musical é perfeitamente encaixada na canção, características que lhe conferem uma aura de magia ímpar.

QUEEN/BOHEMIAN RHAPSODY - porque é uma música que contém várias outras músicas dentro dela, é como se fosse uma pequena ópera na qual os músicos da banda expõem toda sua perícia; homenagem ao grande Freddie Mercury.

BLACK SABBATH/LONELY IS THE WORD - é uma ode à contemplação, seu ritmo lento e arrastado convida às mais longínquas jornadas rumo ao desconhecido; puro misticismo.

SAVATAGE/HALL OF THE MOUNTAIN KING - música carro-chefe do álbum homônimo da banda, o melhor produzido por um quarteto genial que jamais teve o devido reconhecimento; uma homenagem também ao falecido Criss Oliva, um monstro supremo da guitarra.

VINNIE MOORE/COMING HOME - lindíssima balada (balada = música lenta), o exemplo mais bem definido da junção entre técnica e feeling; Vinnie Moore é o maior gênio da guitarra de todos os tempos.

YNGWIE MALMSTEEN/I AM A VIKING - outro grande épico, perfeita homenagem do mago sueco à sua terra natal, possui melodia e solo soberbos.

SAXON/PRINCESS OF THE NIGHT - por ter o melhor riff do Heavy Metal, elemento básico e fundamental em tal gênero musical.

RAINBOW/KILL THE KING - um clássico do Hard Rock na voz mais brilhante da música, a de Ronnie James Dio.

WHITESNAKE/LOVE AIN´T NO STRANGER - Hard Rock da melhor qualidade, com melodia, técnica e vibração, exibindo David Coverdale no auge de sua forma; homenagem ao grande baterista Cozy Powell, falecido em 1998.

MSG/RED SKY - a mais genuína aura oitentista, década de ouro para a música pesada; riffs, solos e agressividade na mais perfeita medida.

JOE SATRIANI/MOTORCYCLE DRIVER - grande clássico da música instrumental, criação de um dos monstros da guitarra, precursor do estilo guitar hero.

OZZY OSBOURNE/MR. CROWLEY - por sua aura sombria, no melhor estilo terror do cinema mudo; homenagem ao falecido mestre Randy Rhoads, cujos solos nessa música constituem algo absolutamente à frente de seu tempo.

RUSH/NOBODY´S HERO - belíssima balada que expõe toda a riqueza musical do power trio canadense.

UFO/LIGHTS OUT - poderosíssimo Hard Rock setentista, cheio de vibração e peso.

TYSONDOG/ IN THE END - excelente épico composto pela banda da New Wave of British Heavy Metal; o caráter confidencial do conjunto nunca lhe rendeu a justa qualificação pelo álbum Beware Of The Dog, de 1987; essa música é dona do mais belo solo do Heavy Metal, sua aura revela de modo inconfundível o fim da jornada e a conquista da liberdade por parte do grande guerreiro.

DIO/RAINBOW IN THE DARK - mais um clássico oitentista com tudo que se preza no estilo Heavy Metal; vocais magníficos, solo perfeito de Vivian Campbell.

DEEP PURPLE/SMOKE ON THE WATER - o riff mais grandioso dos anos 70, lisergia pura.

SCORPIONS/BIG CITY NIGHTS - a melhor criação dos mestres da melodia no Heavy Metal, embalou a geração Rock in Rio/1985.

MANOWAR/MASTER OF THE WIND - um épico com fortíssima conotação filosófica; música para os mais sábios momentos de contemplação e compreensão do universo.

RUNNING WILD/BLACK WINGS OF DEATH - exemplo mais bem lapidado do Power Metal germânico; reúne peso intenso e grande soberba técnica.

GRAVE DIGGER/REBELLION - outro ícone do Power Metal, canção magnífica recheada de história da Escócia.

JOHN NORUM/LOVE IS MEANT TO LAST FOREVER - excelente Hard Rock do gênio nórdico, possui um solo espetacular.

VIRGIN STEELE/BURNING OF ROME - a combinação entre história e Heavy Metal é das mais profícuas; riff esplêndido.

TONY MACALPINE/WINTER IN OSAKA - fusion com tecnicalidade extrema e peso inusitado para o estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário