Protected by Copyscape Original Content Checker

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Itália (Roma, Assis, Firenze)


Fórum Romano e Coliseu ao fundo

Escrevi no último texto, que voltaria em breve para descrever mais detalhes a respeito de cada cidade que visitei na viagem à Europa. Começo a partir de agora, pela Itália, primeiro país no qual estive.
A rota se iniciou na capital da bota, Roma. O centro do antigo Império Romano faz toda justiça à grandiosidade de seu passado. Roma impressiona o visitante a cada passo que é dado, sem exageros, pois a quantidade de monumentos, grandes construções, ruínas, templos, enfim, todo tipo de vestígios históricos e arqueológicos, tudo absolutamente preservado, é de deixar qualquer um boquiaberto. Roma vai bem além do Coliseu, evidentemente o principal cartão postal da cidade e um dos lugares mais famosos do mundo, mas deparar-se com a bela Fontana di Trevi após percorrer ruelas repletas de cafés e gelaterias, observar a monstruosa Piazza Venecia ou andar em meio ao banquete cultural oferecido pelo Fórum Romano, é igualmente uma experiência extática. Quem vai a Roma não pode também dispensar uma visita ao Museu do Vaticano, que reúne vasta coleção de obras da Antiguidade e do Renascimento, bem como vários objetos arqueológicos. Aí também encontra-se muito mais do que apenas a Capela Sistina, sendo que uma visita capaz de aproveitar tudo aquilo que o museu oferece, dura, no mínimo, cerca de 3 horas. Ao lado do museu, a parada seguinte é a Piazza San Pietro e a Basílica de mesmo nome, com seu interior magnífico e onde é possível ainda ver a Pietá de Michelângelo, escultura deslumbrante.
Em termos gastronômicos, a dica vai para os gelatos romanos, os quais se começa a degustar pelos olhos antes de ter o prazer de saboreá-los.
Roma é história em estado puro, é cultura a transbordar a cada metro de chão, é cidade para encantar e deixar saudade!
Após deixar a capital italiana, passei por Assis, cidadela medieval, repleta de construções de pedra e local onde São Francisco nasceu e passou a maior parte de seus anos. No interior da linda basílica de São Francisco, adornada por afrescos de Giotto, estão depositados os restos mortais do homem de origem rica que abdicou do conforto material para dedicar a vida à contemplção monástica e à proteção dos animais. A energia e a sensação de paz e tranquilidade transmitidos por esse lugarejo incrustado na verdejante região da Umbria, são intensamente sentidos por quem o visita.
Quem vai a Assis, também não pode deixar de fazer um passeio a pé pelas ruazinhas da cidade, todas enfeitadas com gerânios e onde podem ser encontrados souvenirs bastante interessantes. Certamente, esse pequeno lugar, místico e aprazível, jamais sairá da memória de quem por ele passar.
A última cidade da Itália que visitei foi Firenze, capital da Toscana e berço do Renascimento Italiano. A presença marcante do Duomo de Santa Maria del Fiore, com suas paredes externas de mármore colorido, o campanário de Giotto e a gigantesca e revolucionária cúpula de Brunelleschi, sem dúvida domina a paisagem dessa bela cidade. Externamente, essa catedral é a mais bela que já vi.
Assim como Roma, Florença também exala cultura, sendo impossível não estar remetido aos grandes nomes do Renascimento, de da Vinci a Maquiavel, quando se caminha por suas ruas. É indispensável ir a pé até a Piazzale Michelângelo, enfrentando uma considerável ladeira, para obter uma vista privilegiada da cidade. De lá, todos os cartões postais fiorentinos são vistos em sua imponência característica. Outros pontos que devem ser passagem obrigatória do visitante são o Palazzo Vecchio, a Piazza della Signoria, a charmosa e peculiar Ponte Vecchio e a Galleria Uffizzi, importantíssimo museu, cujos pontos altos são o retrato do Duque de Urbino, por Piero della Francesca, o Nascimento de Vênus, de Botticelli e A Anunciação e O Baptismo de Cristo, ambos de Da Vinci. Só não menciono com mais destaque a igreja de Santa Croce, também bela, porque acaba ofuscada pela majestade do Duomo.
Finalmente, para fechar com chave de ouro a passagem por esta linda cidade, sugiro a degustação de uma pizza no Ristorante Gusto Leo, onde o preço é acessível, a refeição é muito boa e o atendimento, gentilíssimo.
Mais uns dias e voltarei relatando minha passagem pela Suiça, não sem antes ressaltar com ênfase que a Itália é um país ímpar em sua beleza e em sua riqueza cultural. Arrivederci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário