Protected by Copyscape Original Content Checker

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A coleção de besteiras de um ufanista anônimo


Quase ninguém contesta a noção de que todos os lugares do mundo possuem aspectos positivos e negativos. É possível encontrar belezas naturais deslumbrantes em países miseráveis do continente africano, cidades-modelo no Brasil, tais quais Curitiba, bem como por outro lado, a Itália, de IDH beirando os 0,900, riquíssima em história e arte, é também pródiga em desorganização e corrupção. Outro exemplo é os EUA, potência econômica global, maior PIB do planeta, altíssimo IDH, mas também marcado por episódios de violência brutal, racismo e guetos de pobreza. 
Há problemas em qualquer lugar e mesmo "paraísos" como a Noruega podem fazer surgir um Anders Breivik, porém, se não é possível nem devido desprezar esta constatação, acreditar que todos os países do mundo se igualam por apresentarem defeitos e qualidades, é um equívoco grosseiro e os dados objetivos oferecidos pelo IDH não deixam dúvida alguma sobre isso. Existem nações com mais qualidades do que defeitos e vice-versa e, de minha parte, estou seguro de que o Brasil está dentro daquelas que, infelizmente, têm mais defeitos do que qualidades. Pensar diferente não significa ser mais "patriota", pelo contrário, muitas vezes indica menos apreço pelo local de nascimento e, nesse sentido, um paralelo com as reflexões de Plutarco a respeito da amizade pode ser útil: o verdadeiro amigo é aquele que aponta os erros e não se exime de expor as verdades. Se tudo já está nos conformes, para que melhorar, para que mirar os exemplos daqueles que realmente possuem indicadores louváveis?
Navegando na Internet me deparei com apontamentos sobre o tema os quais pretendem mostrar que o Brasil está em pé de igualdade com outras nações reconhecidamente desenvolvidas. Trata-se de um texto que circula na web há pelo menos uns quatro anos, sem que possua um autor identificado, sendo a única referência, a mais vaga possível, de "uma escritora holandesa". Sabe-se que é uma farsa, merecidamente ridicularizada, o problema é que muita gente ainda cai nela. Evidentemente, não passa de lixo cibernético, provavelmente vindo da pena de um tolo patrioteiro. Dentre os aforismos trazidos pela autora anônima, muitos deles não acompanham nenhuma fonte, outros consistem de informações que por si só não permitem conclusões acerca da qualidade de vida da população, outros ainda, não resistem a um exame minimamente atento da realidade.
O texto já foi refutado exaustivamente a partir das mais diversas linhas de argumentação e eu não precisaria me encarregar de fazê-lo, porém não pude resistir, e já aproveito para pedir desculpas pelas ironias, necessárias quando se está diante de tamanha coleção de besteiras. Ao leitor interessado ou aos mais crédulos, alguns links úteis para desfazer o besteirol podem ser encontrados aqui mesmo no blog, casos da ONG Contas Abertas ou da Heritage Foundation. A quem quiser se aprofundar um pouco mais, basta uma simples pesquisa no site da ONU e de seus organismos afiliados. Um Atlas atualizado também ajuda.
Antes de continuar, adianto-me e permito ensaiar uma conclusão: em termos gerais, ao contrário do que supõe nossa autora fantasma, brasileiro não costuma falar mal do Brasil, ao invés disso, o que predomina é um tolo ufanismo e uma carência assustadora de pensamento crítico. Na ideia da maioria dos brasileiros crítica é sinônimo de chatice, infelicidade, enquanto que ser cuca fresca denota o sujeito feliz. Acredita-se em muita bobagem e os desmandos mais absurdos e arbitrários são aceitos passivamente e/ou esquecidos (em que país sério um condenado pela justiça assumiria cargo de deputado?!). Brasileiro é useiro e vezeiro em acreditar que MPB é a melhor música de todas, que o futebol brasileiro, decadente já faz uma década, ainda é o melhor do mundo, ou que as mulheres brasileiras são as mais belas, apreciação feita quase sempre com base no sexismo machista. Por outro lado, não é uma nação em que se valoriza o conhecimento e o capital humano.
Querer que o Brasil melhore de verdade é um desejo comum a todas as pessoas que ainda conservam a sanidade mental em boas condições. Os caminhos para isso existem e são conhecidos, apenas não é do interesse dos mandatários e dos oligarcas que se beneficiam do butim colocá-los em prática. Achar que tudo corre na mais perfeita ordem e que o país é tão bom quanto nações cujo desenvolvimento e qualidade de vida são reconhecidos por dados objetivos, é cair nas patriotadas rasteiras à la Galvão Bueno, ou se prestar à ingenuidade de acreditar nos discursos de Lula e cia. Que haja motivos para que se fale bem do Brasil, do contrário, o mais certo é mandar o falso patriotismo às favas!
Segue em itálico o texto apócrifo. Logo abaixo de cada item, os meus comentários...

- Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Cabe lembrar que as urnas informatizadas do TSE não fazem o sistema político brasileiro mais livre de corrupção, nem melhoram as campanhas políticas, paupérrimas em debate, tampouco contribuem para consolidar a democracia no Brasil, atualmente sob a ditadura do PT; quanto à questão da telefonia, caso se queira avaliar corretamente a qualidade dos serviços prestados na Holanda, deve-se fazer uma pesquisa de satisfação junto à população de lá; no Brasil, até não muito tempo atrás, os serviços telefônicos controlados pelo estado eram péssimos, estando bem melhores após a privatização do setor, embora as pressões da oposição comandada pelo PT à época tenham comprometido o processo até certo ponto, sem falar que boa parte dos brasileiros desmemoriados são estatólatras; como se tudo isso não bastasse, a informação de que só existe uma única companhia de telefone na Holanda é totalmente falsa.
 
- Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Constatação imprecisa, infundada e sem nenhum rigor, generalização arbitrária e típica daquilo mesmo que o texto quer criticar! Há nos EUA e na Europa lugares onde o asseio é totalmente preservado, do mesmo modo que no Brasil é possível encontrar biroscas chechelentas quase à cada esquina. Ademais, basta checar onde há maior índice de contaminação alimentar e o Brasil, até por falta de fiscalização, tem índices piores do que qualquer país desenvolvido.

- Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Qual é esse lugar? Pesquisando-se, não é possível encontrar nenhuma referência a respeito.  Se é que o tal lugar existe, as pessoas que vão até lá comer batata no "jornal" o fazem por livre e espontânea vontade. Já aqui no Brasil, são famosos os casos de oferecimento de merenda estragada a alunos de escolas públicas...

- Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.
 
Apreciação equivocada. O antitabagismo é fortíssimo em vários países europeus, que o diga a Fórmula 1, que foi obrigada a buscar novos patrocínios depois que a cruzada contra o cigarro ganhou corpo nos anos 1990. Além do mais, como tantas outras, a lei antifumo é inúmeras vezes desrespeitada no Brasil.
 
- Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.
 
Mais uma generalização vazia que, além de tudo, não guarda qualquer relação com nível de desenvolvimento. Se de fato há atendentes franceses antipáticos e mal educados, o mesmo pode ser visto em qualquer nação do mundo, como já me deparei com tantos aqui no Brasil.
 
- Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos...
 
O que é isso?! Parece um trecho copiado e colado sem manter coesão com o resto do texto. A autora é patrioteira, mas critica as patriotadas dos outros. Imposição de crenças e culturas? Hummm..., senti um fedor de pós-modernismo! E o que pensar sobre o filme do Lula, então?! Ok, vamos espalhar a cultura brasileira mundo afora... bunda, Carnaval, futebol e cerveja..., desculpem-me, mas é exatamente isso que o brasileiro em geral gosta de vender. E o nosso "imperialismo cultural" pega como nenhum outro!
 
- Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Talvez esta tenha sido a pior, faria inveja a qualquer milico dos anos 1970! Certo, vamos resgatar o Tupi-Guarani..., assim como os suiços só deveriam usar o Romanche, os australianos os dialetos aborígenes, os neozelandeses o Maori e até os EUA deveriam abolir o Inglês, medida que conduziria estas pobres nações ao desenvolvimento... Mais estranho é pensar em "cultura brasileira" em um país de tantas diversidades regionais, por sinal, muitíssimo bem preservadas. Ademais, quem muitas vezes maltrata a própria língua é o brasileiro, haja vista o ex-presidente, alguém que deveria dar exemplo, mas que lamentavelmente se orgulha do intelecto prejudicado. E chega de confundir regionalismo com o uso errado das normas gramaticais! Culturalismo por si só é deplorável, quando usado com requintes de burrice, vira nacionalismo canalha, como diria o bom e velho Samuel Johnson.

E o besteirol continua...

- Os dados são da Antropos Consulting: 

Aqui seria interessante que nossa autora anônima apresentasse os créditos de tal instituição - só o que se sabe é tratar-se de um grupo gerenciado por um antropólogo desconhecido, mais afeito à auto-ajuda do que à análise científica.
 
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

Sim, é uma verdade, mas que precisa ser relativizada. Hoje em dia até a Uganda tem tido sucesso no combate à AIDS, ao passo que outras nações africanas como Burkina-Fasso, Quênia e Zimbábue têm baixado o número de casos e melhorado o tratamento aos infectados. Observa-se que os bons resultados no combate à doença em muitas nações é fruto mais de mudanças de hábito e comportamento dentre as próprias populações do que de um suposto milagre especificamente brasileiro. De resto, o Brasil ainda sofre com doenças erradicadas em países desenvolvidos, vide a tuberculose, e apresenta índice longe de poder ser apontado como bom no caso da mortalidade infantil. A expectativa de vida também não é das melhores.
 
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

Errado, a Austrália foi pioneira! E há ainda participação de países como África do Sul e Angola. De resto, o Hemisfério Norte conta com mais de 90% dos países desenvolvidos e não estamos em uma guerra Norte contra Sul.
 
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

Logicamente, é uma pesquisa de percepção, não da realidade. Esta, por sua vez, remete ao tráfico, à violência, a Eduardo Paes ou a Sérgio Cabral... No senso comum o Rio de Janeiro é associado à irreverência, sol, calor, praia e por aí vai, o mesmo que pode ser encontrado na Califórnia ou na costa australiana e que, isoladamente, não quer dizer quase nada em termos positivos. Indagar aos familiares do menino João Hélio o que pensam a respeito do tema seria um bom exercício...
 
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

Já escrevi a respeito parágrafos acima e repito: tal fato não melhora em nada a política brasileira. É mais ou menos a mesma coisa que um produtor de melancias se orgulhar por ter colhido em sua plantação a maior melancia de todas. E daí?! E que credibilidade têm os nossos políticos eleitos por urnas informatizadas?!
 
5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

Comparar em termos de América Latina é pífio. Em âmbito mundial o Brasil não se destaca, além do que, deve se considerar a desigualdade regional do país, que prejudica gritantemente as áreas distantes dos grandes centros. Cabe ainda salientar o preço alto e a qualidade apenas sofrível da Internet brasileira.
 
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

Que países vizinhos? Suriname? Venezuela? Que fábricas, da Gurgel..., ou da Fiat, Ford, GM, Volkswagen, Citroen, Peugeot, Renault, Hyundai, etc. (?), todas consideradas pelas esquerdas como símbolos do "imperialismo estrangeiro", mesmo pensamento que parece ter a autora anônima. E o preço de um carro no Brasil(?), cerca de três vezes mais caro do que um idêntico no mercado norte-americano, valor absurdo fruto dos impostos.
 
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

Sim, foi FHC quem universalizou o Ensino Básico no Brasil, entretanto, em relação à qualidade, as escolas brasileiras perdem feio para vizinhos como Argentina, Chile e Uruguai. Os índices de analfabetismo, analfabetismo funcional e desempenho em termos de raciocínio lógico-matemático dos estudantes brasileiros são horrendos. Fora isso, a valorização do professor é praticamente nula.
 
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

Ah, sim, telefonia celular que outro dia desses sofreu restrições por parte do governo. Há uma enxurrada de aparelhos, porém faltam antenas de telefonia, que para serem instaladas precisam passar por um morosíssimo processo burocrático de concessão governamental.
 
9. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas...

Dado que leva em conta números absolutos de uma população de quase 200 milhões de habitantes e sujeita à enorme desigualdade. O serviço não é dos melhores e os impostos o encarecem sobremaneira...
 
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

Igualmente uma informação baseada em números absolutos, sendo que a média brasileira por cidadão é baixa. Mesmo considerando em termos absolutos, o Brasil ainda fica atrás de países como o Uruguai.
 
11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Para quem? Para políticos e magnatas. Bem melhor e revelador de desenvolvimento real seria se o transporte público brasileiro tivesse qualidade minimamente decente. Sem falar no sucateamento de portos e aeroportos (pessimamente) administrados pelo governo. Na Holanda da nossa autora sem nome há uma ampla rede cicloviária e ônibus movidos a hidrogênio (poluição zero).

Ainda não acabou...

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

Piada! Brasileiro lê pouco e muitas vezes não sabe o que está lendo (dentre os estudantes de nível superior, quase 40% são analfabetos funcionais!). E, de modo geral, o preço do livro no Brasil é caro. Isso sem mencionar que muitas obras de qualidade ainda esperam por tradução nacional (por motivos ideológicos é bem possível que jamais sejam traduzidas).
 
2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

Piadaça! Bancos que prestam maus serviços, com inúmeras falhas de segurança e altas taxas. Dos bancos brasileiros, somente o Itaú é reconhecido. Fora isso, os bancos estatais são instrumentos de desestabilização monetária, de gastança de verbas públicas, de aparelhamento sindical e de corrupção.
 
3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?  

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

Quem realizou esse levantamento? Trabalho voluntário não revela nada além de altruísmo, algo até louvável, mas que certamente não é fator responsável por desenvolver uma nação. Quanto ao empreendedorismo é mais uma piadaça! O Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo e com carga tributária mais devastadora, não à toa grande quantidade de empresas, sobretudo as micro e pequenas, não conseguem sobreviver.
 
5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

O que leva a autora fantasma a pensar dessa forma? Só se for a quantidade de eleitores, o que não significa absolutamente nada em termos de qualidade democrática. O que temos é um quadro de representatividade quase exaurido, recheado de políticos ignorantes e corruptos que legislam segundo interesses particulares, aumentam o próprio salário, mandam e desmandam arbitrariamente, riem da cara do povo e ainda por cima são reeleitos pela população que sofre de esquecimento e analfabetismo político. Democracia de verdade tem a ver com cultura democrática a ser exercida no cotidiano, não com apertar botão em urna.
 
6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

Raramente ocorre em outros países? Como assim, cara-pálida?! Depois de tanta corrupção o julgamento do Mensalão resultou em condenações de políticos pela primeira vez na história brasileira e ainda se é obrigado a ler isso?! Condenações impostas pelo STF, não pelo Congresso, que inclusive tenta a todo custo passar a mão na cabeça dos corruptos, não é mesmo sr. Marco Maia? Além disso, enorme porção da população brasileira, cada vez mais cooptada pelo gramscianismo PeTralha, aprova o jeitinho e tolera a corrupção.
 
7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

Creio não ser preciso perder tempo em comentar tamanha aberração. Apesar da idiotice disseminada que assola o Brasil, não consigo deixar de me estarrecer ao notar que tanta gente ainda se disponha a acreditar nisso. Rir da própria desgraça, ao invés de imbecilidade e alienação, é considerado meritório por nossa autora anônima!
 
É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL!

Este encerramento me faz lembrar daquele dito estúpido: "o Brasil é abençoado porque aqui não ocorrem terremotos, vulcões, furacões, tsunamis...". Ou então: "apesar de tudo, o Brasil é o melhor lugar do mundo para se viver". São colocações sem nenhuma relação com o desenvolvimento de um país, tolices ufanistas e sentimentalóides que desmoronam tão logo cotejadas com dados objetivos obtidos por órgãos e instituições de reconhecimento mundial. Besteirol tem limite, paciência também!

10 comentários:

  1. Eu tinha certeza que esse texto era cheio de mentiras e você desvendou cada uma delas com perfeição.
    O brasieiro é condicionado a dizer que o Brasil é o melhor em tudo, mesmo depois de criticá-lo.
    Eu adoraria ter motivos para ser patriota, mas não tenho.
    Parabéns pelo texto! Impecável!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Texto.
    Gostaria de saber a sua opinião sobre o massacre de Connecticut nos EUA e o controle de armas estadunidense.

    José.

    ResponderExcluir
  3. Prezado, José.
    Primeiramente obrigado!
    É difícil analisar esses massacres que tanto ocorrem nos EUA. Predominam as explicações rasteiras como as de Michael Moore, sendo bem mais raras as análises filosóficas. Pelo pouco que estou autorizado a emitir opiniões sobre o tema, creio que existe no imaginário yankee um certo excesso de ascetismo puritano que gera exacerbo na cobrança do indivíduo em relação a ele mesmo. A ótica protestante analisada por Max Weber, caso a pessoa não tenha estrutura sólida para lidar com tais exigências, acaba se revoltando contra o mundo. Não sei se tem a ver especificamente com o assassino de Connecticut, mas pode ser uma pista.
    No que se refere ao controle de armas, sou totalmente contrário. No Canadá, por exemplo, existem mais armas por cidadão e não ocorrem massacres frequentes. A grande maioria dessas tentativas de controle, que nunca são focadas na pessoa humana, mas sim em instrumentos externos, me fazem lembrar da Lei Seca. Sabemos qual foi o resultado...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. É cara, você fica viajando ai com país ideal só pode dar *****, não existe algo perfeito, parece que você é frustado por toda hora se comparar aos melhores que por definição sempre serão poucos. Segue aquilo que um professor meu fala pros alunos, pra não ficar se comparando com grandes empresários de 30 anos, alguns começam a entrar em depressão por causa disso, você faz a mesma coisa com o país.
    Existe algum país perfeito? não existe... e se comparar o Brasil de antes com o agora, eu sempre vejo os mais velhos dizendo que a situação mudou pra melhor, que hoje tudo está mais fácil.
    Falar mau do Brasil pra mim é cuspir no prato em que comeu e ainda falar mal de si mesmo, porque querendo ou não você é brasileiro, toda essa cultura que você tanto odeia, vocês foi criado por ela.
    Mas enfim liberdade de expressão, acho você um babaca, não sabe dar valor pra próprias coisas que tem (a grama do vizinho sempre é mais verde, isso pra você não mudará nunca).

    ResponderExcluir
  5. Fernando, pelo teor do seu comentário, fica claro que você não verificou a motivação do artigo e não o leu atentamente. Lamentável.
    Independente disso, se você acredita que o Brasil vai bem das pernas, fique feliz por isso e aproveite bastante "a cultura que te criou" e "o prato onde você come".

    ResponderExcluir
  6. Cara, eu vo ser mais claro porque parece que você não leu o que eu escrevi, eu disse que você sonha com algo perfeito que não existe... eu já sei que aqui não é perfeito... entende?
    se você foi criado aqui e passa a imagem negativa pros outros de outros países você também cai em descredito porque também é brasileiro... ou você se acha diferente? o escolhido?
    Eu não sou passivo nesse processo até porque to estudando economia exatamente pra entender os nossos problemas e ter meu sustento...

    Agora você sempre tem que lembrar a história de tudo, existe algum país da américa latina que é considerado desenvolvido? pode ter um índice alto la outro lá, mas nenhum é considerado desenvolvido... Isso porque na maior parte da nossa história ninguém queria o bem pro Brasil e sim para os outros ou uma classe pequena. Para uma história dessas estamos muito bem, tivemos muita sorte.
    Agora não é só porque meu vizinho tem um carro melhor que o meu que ele é superior, que eu tenho que abaixa minha cabeça pra ele... mas é isso que você faz pros americano, europeus, etc vocês os idolatram, qualquer coisa que acontece lá veneram e tudo de ruim simplesmente não se discutem (afinal eles são superiores)... é desse tipo de pensamento que eu não gosto mas que muita pessoas praticam indiscutivelmente nesse tópico...
    avisando, eu não sou nacionalista, eu simplesmente não fico falando mal, são coisas diferentes.

    ResponderExcluir
  7. Quanto ao restaurante que embrulha os alimentos em jornal, este se chama "Fish and Chips Shop", fica em Dublin.

    ResponderExcluir
  8. Ao que parece, o restaurante não embrulha mais a batata no jornal. Em todo caso, é como eu coloquei no texto, ou seja, se é sabido que isso acontece, vai lá quem quer.

    E Fernando, quem não anda lendo as coisas é você. Tente fazê-lo, se for do seu interesse e então creio que poderá oferecer argumentos melhores, pois o artigo não tem nada a ver com o fato de eu me considerar isso ou aquilo, tampouco com a idealização de lugares perfeitos, como coloquei mais de uma vez no próprio texto.
    E se você é estudante de Economia, deve saber o que é IDH, visto que não estamos aqui falando simplesmente sobre posses materiais, cujo valor é subjetivo para cada pessoa, ou a respeito de "sorte", conceito que nem se aplica em análises desse tipo (existe algo a que chamamos de "sujeitos históricos", o que determina que nem mesmo povos que sofreram dominação podem ser considerados apenas como vítimas dos "maus") mas sim sobre dados quantificáveis e objetivos.
    Agora, eu lhe indago: hoje no Brasil, qual sua visão acerca da classe política? Supõe-se que o povo seja capaz de ter algum grau de conhecimento em relação ao que ocorre nos bastidores da politicagem. E o que acontece? Trata-se de falta de sorte?

    ResponderExcluir
  9. Muito bom. Obrigado por postar esse esclarescimento. Todos deveriam lê-lo também.

    O Brasil tem seus problemas e, de fato, o texto foi forçado quando comparou com países desenvolvidos. Sem dúvidas, países do oriente médio e do continente africano possuem problemas mais agravantes, que vão de guerrilheiros, fanáticos à fome e doenças venéreas, mas isso não significa que nós brasileiros deveríamos nos contentar ao sermos comparados com o pior, deveríamos, sim, olhar o que acontece em países desenvolvidos e buscar nossos direitos. Nós temos uma das maiores economias do mundo(7º), porém, sabe-se lá para onde o dia dinheiro não vai.

    Para não ser tão verborrágido ao dizer o que todo mundo já sabe,recomendo ver essas notícias.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u94176.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u51992.shtml
    Nós sabemos que os franceses são arrogantes(nem tente falar em inglês com eles), xenófobos, que a França tem uma carga tributária alta, e que a violência impera em algumas cidades. Bem, mas se comparado com o Brasil ? Somos alegres e passivos com nossa política, assistimos JN, depois a novela das 9, e final de semana é dia de assistir futebol. Política ?

    Se vocês se lembram, a revista V[e]ja, em 2006, tratou de forma tendenciosa essa manifestação popular como uma subversão praticada por cidadãos imorais, e nada tocou sobre a luta dos franceses pelos seus direitos políticos.

    ResponderExcluir