Protected by Copyscape Original Content Checker

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Porque ser vegetariano

"Haverá um dia em que a morte de um animal será considerada um crime tão grave quanto a morte de um ser humano" - Leonardo da Vinci

É notório o crescimento da filosofia de vida vegetariana nos últimos 10 anos.
Sim, o vegetarianismo é uma filosofia de vida, não apenas uma simples dieta ou, menos ainda, um modismo do século XXI. Existem razões de sobra para adotar o vegetarianismo e, discorrer sobre todas elas, demandaria algo mais extenso do que cabe aqui. Irei me concentrar tão somente num único aspecto, a saber, a relação Homem-animal.
Segundo as pesquisas mais recentes, as primeiras formas de vida humana surgiram no planeta Terra há cerca de 7 milhões de anos, já a nossa espécie, o Homo sapiens sapiens, há apenas cerca de 100 mil anos. A Terra possui cerca de 4,6 bilhões de anos! Você já percebeu que o Homem existe há muito pouco tempo, muito pouco mesmo, considerando a idade do planeta. Estou pensando em ciência, em pesquisa, em investigação, em racionalismo. Religião e fé não me interessam nesse aspecto.
É certo que em seu processo evolutivo, o Homem obteve algumas conquistas devido ao que pode ser designado por arte da caça, isso porém num passado já longínquo. Hoje em dia, é fato que o ser humano não mais necessita de consumir carne, porque foi isso mesmo, isto é, a necessidade, que levou os ancestrais do Homem moderno a caçar para consumir a carne das presas.
Atualmente, o consumo de carne não passa mais pela arte da caça, aquela "borrachinha", vermelha ou branca, dependendo do animal abatido, é produzida a partir de intensa e cruel exploração, de sacrifício e carnificina brutais, a partir de animais confinados e submetidos aos mais antinaturais regimes de engorda. Já em relação à pesca, não menos cruel (imagine uma criatura arrancada de seu habitat à qual é imposta a morte lenta por asfixia), tal como hoje é praticada em escala comercial, é responsável pelo desastre silencioso que vem pilhando os ecossistemas marinhos (pesquisas sérias revelam que se a pesca continuar sendo praticada desse modo, em 50 anos pode não haver mais vida marinha).
Quando um animal é morto, sua carne, de imediato, passa a se putrefar e a ela são adicionados conservantes químicos
extremamente nocivos à saúde humana em escala gigantesca. Não à toa, casos de câncer no estômago e intestino se tornaram doenças comuns na modernidade.
A gama de alimentos vegetarianos disponível hoje no mercado, graças às modernas tecnologias de cultivo e produção, é enorme e permite uma dieta muito mais rica, saudável e variada do que a limitada alimentação que ainda depende da carne. Além disso (e atente-se para a importância ética desse aspecto!), o vegetarianismo está livre
de exploração, sofrimento, dor, sangue e morte.
A relação Homem-animal mudou, o que é reflexo próprio do processo evolutivo. Os animais não estão aí para servir ao Homem! Lembre-se de que existimos há muito pouco tempo e que não somos a última etapa do processo evolutivo, não somos os senhores do universo, não estamos acima de nenhuma outra espécie e, caso ainda se acredite no especismo, acaso a razão não serve para que questionemos? E, se questionamos, facilmente chegamos à conclusão de que ser vegetariano é poupar vidas, é respeitar a Natureza e os animais, é ser ético, ecológico, consciente em relação aos benefícios físicos e espirituais do vegetarianismo, é ser evoluído!

Um comentário:

  1. Não sei se conseguirei um dia ser vegetariana, mas prometo diminuir bastante o consumo, tá? Quem sabe um dia, chego lá!
    bjo

    ResponderExcluir