Protected by Copyscape Original Content Checker

segunda-feira, 9 de março de 2009

Imprensa esportiva no Brasil: parcial, sensacionalista e prostituta!

Antes de mais nada, como palmeirense absolutamente convicto da riquíssima história do alviverde, cujas glórias e passagens genuinamente épicas, poucos clubes possuem (fatos como esse, não se discutem), escrevo o que segue, não para denegrir a imagem do rival do extremo leste da cidade, mas sim para discutir, como o título informa, a mídia esportiva no Brasil.
No último domingo (08/03), após mais um confronto entre o Palmeiras e seu adversário alvinegro, confronto inclusive em que, é bom que se diga, o clube palestrino leva vantagem, somando 119 vitórias, contra 112 derrotas, a imprensa esportiva, uma vez mais, despejou no lar dos telespectadores toda a sua incompetência, despreparo, parcialidade e sensacionalismo. Tal qual uma prostituta em fim de carreira, ávida por dinheiro, a mídia esportiva do país busca apenas IBOPE, pouco importando a qualidade e a isenção. É sabido de todos que mais da metade dos jornalistas da área são alvinegros, mas daí mandarem a imparcialidade às favas por conta disso, é se esquecer de um quesito básico da profissão, a ética. Talvez isso aconteça porque muitos dos "chicos lang" do jornalismo esportivo, nem jornalistas sequer o são. Lamentável o fato de que quem não é profissional, ocupe o lugar de quem o é! Isto é Brasil...
Terminada a partida, EMPATADA em 1x1, a cobertura de toda a imprensa esportiva babou ovo à exaustão para Ronaldo. Sem um pingo de vergonha na cara, sem um mínimo de imparcialidade! Era como se o time de Itaquera houvesse vencido a partida (imagine se, por um milagre que acontece muito de vez em quando, isso tivesse ocorrido!). Replays do gol achado feito pelo jogador, um atrás do outro, narradores praticamente aos prantos, exultando suas supostas glórias, declamando a "volta por cima", entrevista no campo, mais replays, mais comentários ridiculamente elogiosos. As manchetes dos sites e dos jornais do dia seguinte, todas elas paparicando Ronaldo. Que ladainha nojenta! O resultado manteve um tabu de 2 anos e meio sem vitória do time mosqueteiro em cima do Palmeiras. O goleiro alvinegro cometeu uma falha grotesca, um pênalti claro de Fabinho em Diego Souza não foi marcado, o zagueiro Chicão acotovelou violentamente o palmeirense Sandro Silva, ato que seria merecedor de expulsão, o Palmeiras fez um segundo tempo bem melhor que o adversário. Nada disso foi comentado, o Palmeiras tem cerca de 12 milhões de torcedores, mas para a imprensa, não tem nenhum. Vergonha!
A hipocrisia sempre foi um dos males do brasileiro, e quando ela se relaciona com as massas desprovidas de senso crítico, eleva-se à enésima potência! Trocando em miúdos, esse tal de Ronaldo é um péssimo profissional! Nada mais pode se afirmar sobre um ex-jogador que chega para a disputa de uma Copa do Mundo, sonho de todo atleta de futebol, 13 quilos acima do peso, que vive na night e chega atrasado em treino, que vira e mexe tem atitudes que em nada combinam com alguém que é figura pública (certos jogadores de futebol não são pessoas comuns, não ganham salários comuns, não são tratados como pessoas comuns pela própria mídia, portanto, o que fazem fora de campo, interessa sim!) e que deveria servir de exemplo. Para a mídia parcial, um cidadão desses é exemplo. Fazem da tentativa de Ronaldo de voltar ao futebol, uma epopéia melodramática, como se ele fosse um coitadinho, esforçado e virtuoso. Ora essa, um baladeiro nadando em grana! E desde quando um gol que foi 90% demérito do Palmeiras, significa uma volta por cima consumada?! Menos, menos, senhores "entendedores" do riscado, devagar, já os vi cair do cavalo várias e várias vezes, 1974, 1993, 1994, 1999, 2000...
O discurso politicamente correto da imprensa, dia sim, dia não, fala em moralização do futebol, mas os arautos dessa midiazinha fazem vistas grossas ao fato de que tal moralização deve haver também dentro dos gramados, passando pelos jogadores, agentes do espetáculo. Ronaldo é um péssimo profissional! É patética a necessidade que a mídia esportiva tem de levantar um sujeito que está no bico do corvo. Marketing fajuto, feito para gente que gosta de (pseudo) celebridades. Ronaldo já era, suas atitudes comprovam, não passa de um moleque de trinta e poucos, alguém que não cresceu, como muitos de sua laia.
No Arena Sportv desta segunda (09/03), Cléber Machado, que narra bem, mas que como comentarista cai
nos cantos de sereia, veio com uma pérola: "até os torcedores dos times rivais torcem por Ronaldo". Piada, me poupe sr. Cléber! Se Ronaldo se quebrar de novo, vou dar muita risada, estou preocupado com os cientistas desse país, heróis silenciosos de uma sociedade pútrida que não lhes lega o merecido valor, estou me importando com o trabalhador que sai de casa antes do raiar do sol, pega três conduções, aguenta chefe estúpido e ganha salário de fome, não com alguém que por todas as besteiras que fez e continua fazendo, não dá valor ao dom que recebeu e que ainda assim enche o bolso de dinheiro! Até o ex-estrategista Luxemburgo, que já foi o melhor, mas que hoje está mais para um arremedo de técnico, chegou ao absurdo de afirmar que Ronaldo ainda pode voltar à seleção e disputar o Mundial de 2010! Incompreensível essa ideia! Só pelo que fez em 2006 (ou pelo que deixou de fazer), um jogador como Ronaldo jamais deveria vestir novamente a camisa da seleção, fora isso, há vários novos valores que merecem chance e que podem preencher muito melhor do que ele a vaga de centroavante. Seria um desplante se ele fosse convocado!
Tudo bem, sem ilusões, a imprensinha esportiva no Brasil está longe de deixar sua prostituição de lado, afinal, na era das massas, o que importa é vender e dane-se a qualidade do produto. Apesar disso, eu não compro o que ela vende, eu não! E eu sou livre para protestar, sou mesmo! Imprensa esportiva no Brasil, um lixo total (salvo algumas exceções, como a ESPN, e olhe lá!). Caso você concorde, mande também uma banana para essa mídia esportiva. A minha, eu acabo de mandar!

6 comentários:

  1. Os torcedores que hoje tratam o Ronaldo como um exemplo ou como um herói não se lembram mais que o Brasil perdeu a Copa de 98 por causa dele (entre outros motivos jamais divulgados).
    O brasileiro não pensa com a própria cabeça.

    Fernanda Bonagamba

    ResponderExcluir
  2. Aí Léo! eu estava ansiando por um comentário deste,desde domingo estou revoltada com toda essa palhaçada em que se transformou o futebol, mas infelizmente não se restringe só ao Brasil,é pura prostituição.
    Patricia Lourenço

    ResponderExcluir
  3. Hoje li um comentário na Internet afirmando que os acontecimentos do último domingo teriam sido combinados.
    Nunca saberemos, mas se formos pensar, há fundamento: um 1°T de dar sono, equipes tocando a bola de lado, no 2°, um gol do Palmeiras no qual o goleiro deles falhou de modo ridículo, lances de Ronaldo em que ele poderia ter sido facilmente contido, por fim, uma bola já dominada pela defesa palestrina, mas entregue de graça; escanteio cobrado, falha conjunta de Bruno e de Marcão, enquanto Pierre, debaixo da trave, poderia ter tirado a bola c/ tranquilidade, mas não o fez. Tudo p/ levantar Ronaldo e para que a mídia fizesse sua enfadonha apoteose. Se isso de fato ocorreu e os dirigentes palmeirenses compactuaram com tamanha falcatrua, que trouxa é o torcedor! E isso só comprovaria a podridão da mídia esportiva.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leo... Estava voltando de viagem e escutei o jogo, simplesmente quando saiu este gol ridículo do Ronaldo eu gritei indignada: É combinado!!! Só pode...
    A questão é que o brasileiro tem memória curta...Agora dizer que até os torcedores alviverdes torcem pelo Ronaldo... Faça me o favor... Espero sinceramente que o Ronaldo não faça mais nenhum gol até o final de sua carreira que já deveria ter acabado faz tempo, mas isso meu amigo, não irá acontecer, porque ele pode comprar o juiz, os torcedores cabeça de amebas do intitulado timão, que só tem número de torcedores, não tem passado e o futuro o condena hahahahahaha....

    ResponderExcluir
  5. É o que se diz, quando não há competencia, o Parmerá é tão competente e tão grande que vai rachar na segundona. Não sabia que o Fenomeno era tão pesadelo assim, o cara realmente faz tremer kkkk.
    Para os anti fica ai um recado, PAREM COM A DOR DE COTOVELO E OLHEM PARA O PROPRIO RABO MAL DIRIGIDO E MAL CUIDADE E TALVEZ CHEGUEM A ALGUMA COISA. KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Todos sabem que a administração palmeirense é abaixo de péssima.
    Por outro lado, nem todos sabem (ou se recusam a enxergar) a respeito dos benefícios escusos colhidos pelo time da marginal s/n°.
    Quanto ao fofômeno, sempre foi de um caráter abjeto, pipocou em 1998, saiu da Europa pela porta dos fundos e voltou para o Brasil para jogar contra ninguém e dar IBOPE à globost....
    Agora, "anti" meu camarada?! Pelo amor! Rivalidade é alimentada por todos os torcedores e só o fato de você ter vindo aqui postar esse comentário demonstra que você também é "anti".

    ResponderExcluir