Protected by Copyscape Original Content Checker

quinta-feira, 5 de março de 2009

Pequena homenagem ao bálsamo do clima frio em dias de calor absurdo e insano


O calor do clima pode ser tão excessivo que o corpo perde todo o vigor. A prostração alcança, dessa maneira, até mesmo o espírito: nenhuma curiosidade ou nobreza de propósito, nenhum sentimento generoso. Todas as inclinações se tornam passivas, e a preguiça se confunde com a felicidade. - Montesquieu (1748)

A excelência das criaturas pensantes, sua rapidez de apreensão, a clareza e a vivacidade dos seus conceitos, os quais chegam a elas pelas impressões do mundo externo, a capacidade de combinar esses conceitos e, em suma, toda a extensão de sua perfeição tornam-se mais altas e mais completas na proporção direta da distância do seu lugar de moradia até o Sol. - Kant (1755)

Outro visitante [Thomas Ewbank], de meados do século passado [XIX], manifesta profundas dúvidas sobre a possibilidade de se implantarem algum dia, no Brasil, formas mais rigoristas de culto. Conta-se que os próprios protestantes logo degeneram aqui, exclama. E acrescenta: "É que o clima não favorece a severidade das seitas nórdicas. O austero metodismo ou o puritanismo jamais florescerão nos trópicos". - Sérgio Buarque de Holanda (1936)

2 comentários:

  1. Até eu que AMO calor já estou pedindo Socorro, Léo!!!! hahaha
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Bacana seu blog.
    Gostei muito !

    Parabéns !

    Quando puder visite meu blog também :

    http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

    Beijo,
    Solange Maia

    ResponderExcluir